25 de Setembro - Dia dos Crocodilos de Malema

 

Enquanto os militares festejavam, os malemenses lamentavam.

Foi, exactamente, no dia 25 de Setembro do ano de 2009, numa manhâ de agradável brisa e de um sol a medida certa, que os moradores do Bairro do Colégio, na pequena vila de Malema, em Nampula, viram a sua festa pintar-se de vermelho. Não o vermelho do sangue de armas, mas do sangue de um anfíbio.

Até então não se sabe, ao certo, o que terá motivado tal aparência do animal que, normalmente, a estas alturas tem estado no estado de vida latente. A certeza é de que duas crianças salvaram, há poucos minutos das suas mortes devido a acção surpreendente de um Crocodilo, que até as 16 horas daquele dia fazia-se a balda. A primeira tentativa ocorreu por volta das 10 horas, quando este tentou devorar uma menor de 11 anos; enaquanto que a segunda tentativa quase que se consumaria por volta das 15 horas e hà poucos metros do primeiro local, desta vez a vítima foi um rapaz dos seus 14 anos. Para ambos os casos, valeu a pena a prontidão de socorro da população que acudiu os meninos e encaminhou-os ao Centro de saúde local.

Ao certo é que depois destas tentativas apareceu a Polícia local que, no entanto não conseguiu eliminar aquele carnívoro aquático. No bairro vive-se, até hoje uma situação de insegurança, sobretudo para os utentes daquela fonte de água, que é o Rio Malema.

Edgar Paulo Cadir, Malema - Nampula

Comentários