A Nova Dinâmica do Governo de Malema

Nos últimos dois mêses Malema tem registado mudanças significativas em termos de desenvolvimento sócio-económico. Estas mudanças são levadas a cabo pela nova máquina governamental, que tem mostrado certa competência profissional relativamente superior que a antiga.
O novo governo Malemense liderado pelo Excelentíssimo Senhor Administrador Dauda Mussa (um técnico profissional) tem mostrado ao povo algum interesse na melhoria das suas vidas. Embora haja ainda muito que fazer pela frente, o corpo liderado por Dauda Mussa está a mudar a fisiologia das infrastruturas que há muito estavam esquecidas.
Num primeiro ataque, a Casa Hóspede do Governo está sendo totalmente remodelada; há também sinais notáveis das futuras instalações da secretaria do Posto Administrativo de Canhunha. O sinal de televisão já foi reposto e já funciona devidamente. É de lembrar que a respectiva antena havia sido movida desrespeitando as regras, facto este que tinha sido imposto pelo Administrador cessante. Isto tudo era agravado pelos Serviços Distritais de Planificação e Infrastruturas que quase nada fazia para mudar a face desta Vila de Entre Rios.
Avanços também são notáveis na parte ecológica que, embora ainda numa fase embrionária, já há marcos de divisão e supervisão de florestas segundo os povoados existente que tem sido encarregues aos líderes comunitários de cada região, com vista a reflorestar a natureza e controlar as queimadas e abates descontrolados de árvores e animais.
É de referir que a população de Malema tem sido, em parte, renitente quanto a prevenção das queimadas descontroladas, mas também devido a acção de muitas empresas madereiras nacionais e estrangeiras as florestas estão a desaparecer de uma forma desproporcionada. Todos os dias passam Camiões supercarregados de Madeira e, em contrapartida, não são notáveis os benefícios tanto para a populção local como para o próprio meio ambiente.
As estradas terciárias que estes exploradores florestais têm usado com frequência encontram-se em péssimas condições que, até custa crer que seja este a fonte dos seus lucros.
Porém, apesar de tantos constrangimentos, o governo está tudo fazendo em prol da melhoria das condições do distrito.

Comentários