"Dragões" reforçam liderança frente ao Portimonense


O FC Porto recebeu e venceu o Portimonense por 2-0, no encontro deste domingo, relativo à 11ª jornada da Liga portuguesa. Depois da vitória expressiva diante do Benfica, na última jornada, os "azuis e brancos" não quiseram desperdiçar a vantagem alcançada e voltaram a vencer frente à equipa algarvia, que somou esta noite sete jogos sem vencer. Walter estreou-se a marcar no campeonato e Hulk fechou o resultado, marcando o segundo tento da equipa da casa, de grande penalidade.

FC Porto e Portimonense encontraram-se esta noite, partindo de posições bastante diferentes no campeonato nacional. Enquanto a equipa orientada por André Villas-Boas ocupa a liderança da Liga, a formação algarvia, na 15ª posição, contava já com seis jogos sem vitórias.

Logo ao início da partida, Walter tenta um primeiro remate mas a bola acaba por bater em Ventura, seguindo-se um remate de Hulk que, de fora da área, acaba por atirar a bola para longe da baliza do Portimonense, aos 11 minutos. Pouco depois é a vez de Jumisse se aproximar da área portista, mas a bola acaba por falhar o alvo.

Apesar das primeiras ofensivas de ambas as equipas, é a formação da casa que se estreia num lance perigoso, aos 19 minutos. Aproveitando uma posição adiantada do guarda-redes do Portimonense, Belluschi remata e a bola passa muito perto da baliza adversária. Minutos depois, Otamendi protagoniza uma nova oportunidade para a equipa "azul e branca"; o defesa realiza um cabeceamento após um canto mas Ricardo Pessoa consegue tirar a bola de perto da baliza da equipa algarvia.

As tentativas da equipa orientada por André Villas-Boas seriam bem sucedidas aos 29 minutos, quando Walter se estreia a marcar pela equipa da Invicta para o campeonato. O avançado aproveita um jogada de Rúben Micael e remata de forma certeira por cima de Ventura.

Após o golo, a chuva surge com grande intensidade, chegando mesmo a cair granizo. Em desvantagem, a equipa de Portimão não desiste de chegar a espaços à área da equipa da casa, destacando-se aos 37 minutos um remate perigoso de Pedro Silva, mas Helton, atento, defende, dando canto para o Portimonense.

Perto do final da primeira parte, nenhuma das formações mostrava oportunidades significativas de chegar ao golo. De referir apenas um cabeceamento de Walter, usufruindo de um primeiro cruzamento de Fucile, mas a bola sai ao lado, e um remate de Pedro Silva, que é travado pelo guarda-redes do FC Porto, aos 44 minutos.

Nos primeiros minutos da segunda parte, o Portimonense tenta chegar à área adversária. Primeiro é Ivanildo que atira a bola em direcção à baliza de Helton, mas a bola fica muito longe do alvo, depois é a vez de Calvin tentar o remate mas Rolando consegue desviar a bola para canto. Em seguida, Ivanildo marca um livre e a bola embate na barra da baliza adversária, ao minuto 53.

Apesar de um início de segunda parte "morno", sem grandes oportunidades para nenhuma das equipas, mais uma vez é a formação da casa a conseguir atingir com perigo a área contrária. Após um canto batido por Hulk, o autor do primeiro golo cabeceia, acabando por Ricardo Pessoa evitar que o FC Porto dilatasse a vantagem.

Aos 64 minutos, Belluschi consolida um contra-ataque, aproveitado por Rúben Micael mas Ventura estava concentrado e evita o golo.

Apesar disso, só perto do final da partida voltaria a existir uma nova possibilidade de perigo, como resultado de uma falta de Di Fábio sobre Cristian Rodriguez na grande área do FC Porto, em cima do minuto 90. O lance oferece uma grande penalidade à equipa "azul e branca" e na conversão da mesma Hulk não falha e faz o "segundo" para o FC Porto, fixando o resultado final.

Comentários

Anónimo disse…
Força jovem Edgar! Isso mostra que tu estiveste na Europa e és muito dinâmico!