Resultados dos exames divulgados hoje, mas: Ordem de expulsão para professores fraudulentos

resultados_dos_exames_divulgados_hoje_mas_ordem_de_expulsao_para_professores_fraudulentos_mediumTrês professores que se envolveram directamente em esquemas de fraude académica nos exames realizados até semana passada no país estão prestes a deixar o sector.

Com um total de 108 casos de fraude registados em todo o processo de exames, os três docentes, das províncias de Cabo Delgado (1) e Nampula (2), foram surpreendidos com enunciados respondidos e distribuídos por alguns examinandos, facto que levou o sector a instaurar os respectivos processos disciplinares. Contudo, apurou o “Notícias”, a ordem de expulsão dos mesmos já foi emanada, uma vez que, afiançaram-nos, a conduta demonstrada pelos professores contradiz em grande medida com os princípios que regem a Educação.

Do mesmo modo, assegurou Jafete Mabote, director dos Exames, Certificação e Equivalências no Ministério da Educação (MINED), que falava ontem em conferência de imprensa, os alunos envolvidos em fraude reprovaram automaticamente. A cidade do Maputo, com um total de 30 casos, Gaza (14) e Nampula (13) está nas primeiras posições em termos de alunos detectados em esquemas de fraude.

Mabote sublinhou que houve o registo negativo de algumas escolas que impediram os alunos de realizar os testes, porque, alegadamente, não tinham nenhum documento de identificação. Outra situação por ele apontada esteve relacionada com os alunos que, não apresentando os respectivos certificados da 8ª e 9ª classes, acabaram sendo impedidos de realizar exames da 10ª classe. Por se tratar de alunos internos, Jafete Mabote explicou que a medida foi anulada e rapidamente as direcções das escolas foram instruídas a deixá-los realizar as provas, numa altura em que já haviam perdido as do primeiro dia que agora as realizarão na 2ª época.

Ele explicou ainda que entrou em vigor o novo regulamento de avaliação do Ensino Secundário Geral, onde, basicamente, estabelece para a 10ª classe sete (7) valores e oito (8) para a 12ª classe, como sendo as notas mínimas que os alunos devem tirar no exame. Independentemente de ir ao exame com média alta, se o aluno obtiver uma nota inferior a esta é dado como reprovado.

“De um modo geral, os exames ocorreram de perfeição, porque conseguimos colocar os materiais nas escolas a tempo e registámos menos casos de fraude comparativamente a outras épocas. Nesta quarta-feira começam a ser divulgados os resultados de todas as classes. Quem tiver reprovado na primeira época terá a oportunidade no dia 29 (5ª classe) e dia 1 de Dezembro (10ª e 12ª classes).

Ao todo foi submetido aos exames da primeira época um total de 1 541 934 alunos da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classes, e 111 638 do terceiro ano de analfabetização.

Fonte: O Jornal de Notícias

Comentários