Fora da saída ilegal de madeira: Descoberto marfim na carga verificada

Fonte: Jornal Notícias
13 de Janeiro de 2011
NUMA operação paralela, suscitada pela denúncia de que o navio “Kota Mawar” transporta ilegalmente para fora do país 161 contentores de madeira em toros, fez-se ontem uma nova descoberta. Foram encontrados 29 contentores, alguns dos quais com marfim, no recinto do Porto de Pemba, carga que é pertença da Miti, Lda., uma empresa que opera na área de madeiras, segundo confirmou-nos uma fonte ligada ao assunto.
A operação de descarga do navio, que devia iniciar-se às 15.00 horas de ontem, até ao fim da tarde não havia começado, uma vez mais devido a dificuldades de coordenação entre as partes envolvidas em relação â responsabilidade sobre quem vai arcar com os custos da retirada da madeira embarcada até domingo.

Os contentores encontrados no parque do Porto de Pemba estão entre muitos que esperam embarque nos próximos dias e a descoberta desta nova irregularidade aumenta o receio de que de facto está-se em presença de uma operação de dimensões ainda bem maiores, conforme asseguraram as nossas fontes.

Enquanto isso, os CFM, por via do Porto de Pemba, continuam a contabilizar prejuízos, se bem que nenhum outro navio pode atracar nestes dias devido às dimensões do que está agora envolvido neste caso, o que remete as outras embarcações a aguardar dias a fio ao largo da Baía de Pemba.
“Os prejuízos são enormes. Nenhum outro navio pode atracar e estamos no quarto dia de braços cruzados, sendo que os custos estão a ocorrer, mas sem produção. Estou a falar dos custos fixos de energia eléctrica, água e trabalhadores que não estão a fazer nada” , disse o substituto do delegado do Porto de Pemba, Paulo Bento. Para ele, a avaliação definitiva dos prejuízos só poderá acontecer depois de receber os navios que esperam pelo espaço ocupado pelo “Kota Mawar”.

Comentários