Moçambique Sem Unidade Nacional

É óbvio que se fale de unidade nacional e é disso que o Povo precisa para uma sociedade unificada e uma forte prosperidade.
Mas, analisando este assunto, na prática, será correcto  afirmar que Moçambique está preocupado com a unidade nacional e tudo o que dela implica? Francamente falando, sem muitos rodeios, a resposta é simples e clara: NÃO! Ainda estamos longe de uma unidade nacional como tal.
É triste viver situaçoes de descrepancia entre o Sul e o Norte, uma situaçao lamentável.
Se alguém discorda daquilo que digo, pense num simples Jovem Músico de Nampula que já canta há mais de 10 anos e encanta a naçao inteira, mas nem sequer tem um Cd lançado. Há quem diga que sao cantores piratas, mas se assim for, acreditemos que também só temos Rádios Piratas, pois que estão sempre a tocar as suas músicas nessas estaçoes todas e ningém tem a cara envergonhada de apoiar um deles para lançar um CD.
Um outro caso, assiste-se as Televisões nacinais que deveriam fomentar essa moçambicanidade, ve-se que as companhias de marketing e publicidade só tem productos regionalizados e, com coragem, afirmam ´´Made in Mozambique`` a um Arroz vindo do Vietname e que só é embalado na Matola; ninguém dá cara para os Produtos Tradicionais como a Cabanga e a Otheka, nem o chamado Vinho Macua, orgulhosamente Moçambicanos, já para nao falar da fiscalizaçao dos produtos vendidos por alguns individuos estrangeiros que acabam com a nossa saúde aos poucos, talvez precisemos de viver todos em Maputo para sermos considerados de Moçambicanos?
E se todos somos Moçambicanos, porque a balança pesa mais para Maputo? Um dos maiores erros é que toda cúpula vive no Maputo e pensa que o resto do País é mesmo igual.
Porque não distribuir alguns Ministros pelo resto do País para equilibrar a balança?
E, consequentemente, o povo nortenho deseja ser da Cidade das Acácias para que não seja esquecido da Unidade Nacional.
Isto, é apenas um grao de areia no mar, para nao mencionar ´´o monte de lixo´´ que há nessa chamada Unidade Nacional.
Há que repensarmos bem se quisermos uma verdadeira e unificada naçao moçambicana.

Comentários