Banana, um santo remédio

A banana é um poderoso remédio contra muitos problemas. É natural, não engorda, sacia a fome e, melhor ainda, está ao alcance de todos os bolsosSe comparada à maçã, por exemplo, a banana tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitaminas A e ferro, duas vezes mais outras vitaminas e sais minerais. Também é rica em potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais completos que existem. Nos últimos três anos,  as universidades de Twickenham, Cambridge e Berkeley estudaram com a finco os poderes da banana.
Esse inusitado estudo é decorrente da visão dos pesquisadores sobre a importância que os chamados biocarburantes iriam ter na alimentação mundial. O estudo surgiu a aprtir de uma pergunta: Existiria algum alimento que fosse considerado quase perfeito, completo na sua composição e ao alcance da maioria da população mundial? A resposta foi banana. Os pesquisadores dizem que se alguém deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor alimento do que a banana. Contendo três açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) combinados com fibra, a banana dá uma rápida e substancial elevação da energia.
Os pesquisadores provaram que apenas duas bananas são suficientes para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é por acaso que a banana, como poderoso energético, é a fruta número um dos atletas de alta competição. A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na dieta diária de cada um. Por conterferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajuda assim nos casos de anemia. Um elevadíssimo teor de potássio e um reduzido teor de sódio, tornam a banana perfeita para combater a tensão arterial, tanto que a FDA(agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos EUA) autorizou as indústrias de banana a informar que o consumo da fruta reduz riscos de tensãoarterial e enfarte.
200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram ajuda da banana no café da manhã, lanche e almoço para elevar a capacidade mental. A pesquisa mostrou que frutas com elevado teor de potássio ajudaram os alunos a aprender e a manter-se mais dispostos. O alto teor de fibras da banana ajudam também a normalizar as funções intestinais, superando o problema sem recorrer aos laxantes. De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem ou sofreram de depressão, muitas sentiram-se melhor após dieta rica em bananas. Isso porque a fruta contém “trypotophan”, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, conhecido por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem-estar.
Uma das formas de curar ressaca é fazer uma mistura de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema. De acordo com outra pesquisa publicada no Jornal de Medicina de New England , comer banana regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%. A lista dos benefícios da banana para a saúde é extensa: é boa para a azia porque ela tem efeito de antiácido natural; enjoo matinal, picadas de mosquito(esfregar a parte interna da casca da banana na região afetada), sistema nervoso (bananas contêm elevado teor devitamina B), excesso de peso,, estresse no trabalho, TPM (bananas contêm vitamina B6), úlcera (neutraliza a acidez e reduz a irritação), controle da temperatura, desordens afetivas ocasionais, tabaco (bananas podem ajudar as pessoas que estão parando de fumar porque seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio) ajudam o corpo a recuperar os efeitos da retirada da nicotina, regulação dos níveis de carbohidratos e hipokaliémia (para quem come pouco para manter a linha).






Comentários