Depois de vários anos de batalha conjunta, desafios e desatino, conversas e controversas, há bem falando: "conseguimos o que sempre quisemos!" Finalmente, Malema, o celeiro da província mais populosa do país foi visto pelos olhos "de quem deveria ter olhado antes" para integrar o grupo dos anteriores 43 municípios.
Enquanto a população da vila sede de Malema regozija-se pelo sucedido, há vários comentários prós e contras, mas que na verdade vêem confirmar o tanto merecimento destes braços batalhadores que vencem o seu quotidiano através do trabalho.
Digamos que a eleição de Malema como futuro município é algo tão natural que, por mérito próprio, deveria ter acontecido logo às primeiras municipalizações do país.
Diziam os saberes antigos: "vale tarde do que nunca", e aqui está. Por outro lado, abrem-se oportunidades, mas acima de tudo são novos desafios tanto para o governo como para a população local. Se racionalmente pensarmos, será que tal "boa notícia" irá de facto contribuir para apaziguar a situação político-social actualmente vivida naquela parcela de Moçambique? Será que com isso, a população irá esquecer a arrogância com que é tratada pelo seu actual administrador?
Pelo sim e pelo não, o tempo dirá com mais verdade.
Comentários