Problema do Galaxy Note 7 podia ter sido evitado, revela pesquisa





Lembra dos problemas de combustão gerados pelo Smartphone Note 7 da Samsung? Podiam ter sido evitados? Pois bem, uma pesquisa realizada pela Instrumental, uma startup de software, aponta que sim. A equipa responsável pela engenharia e design do Smartphone, não deixou livre um espaço suficiente para suportar a bateria de 3,500mAh, como demonstra a figura abaixo:


Note 7 teardown


Como pode ver, a bateria encontra-se alojada num espaço entre 0.1 a 0.5 mm. E como se sabe, as baterias de ião de lítio mudam de forma com o passar do tempo e depois de muitos ciclos de recarga. Com pouco espaçamento para expansão e pressão fazem com que o Galaxy Note 7 exploda.

A bateria do Note 7 possui duas camadas de polímero embebidas em eletrólito. Em circunstâncias normais, estas camadas permitem que os íons passem entre a camada positiva de óxido de cobalto de lítio da bateria e a sua camada de grafite negativa sem que os dois componentes se toquem entre si. No caso da bateria do Note 7, as camadas de polímero provavelmente ficaram comprometidas após um número de ciclos de bateria, permitindo que as camadas positiva e negativa se toquem, por sua vez levando toda a bateria a superaquecer e, em alguns casos, a explodir.

Os engenheiros do compartimento da bateria do Note 7 deviam ter seguido as boas práticas de modo que se obtivesse o sucesso desejado no comercio do mesmo.

Segundo a Instrumental, é prática comum deixar algum espaço acima da bateria para permitir que ele se expanda, 10% da altura da bateria é um bom começo, diz o site. Ao projetar o compartimento de bateria do Note 7, a Samsung não observou esta regra. A Instrumental especula que isso foi intencional como Samsung queria maximizar a capacidade da bateria.

No mundo atual é fácil notar como as fabricantes se preocupam em deixar os telemóveis mais finos e é comum vermos problemas surgindo com a implementação de novas práticas na tecnologia. Tudo o que todo mundo deseja é que a Samsung aperfeiçoe a prática, caso queira usá-la novamente, de modo que não venha a causar problemas e que não venha a dececionar os seus fãs no seu próximo lançamento.

Fonte: Mobilesyrup

Comentários